Sobre começar o ballet quando adultos e a profissionalização…


Todas nós já ouvimos que ballet clássico é apenas para crianças, e blá blá blá, mesmo com a grande procura acontecendo e escolas tendo que se adaptar a crise a as novas alunas e alunos…

Em nossa comunidade no orkut, passamos recentemente por essa discussão, e ela ficoubem enriquecida com a participação calorosa e apaixonada de nossas bailarinas adultas.

E para abrir o meu “diário” trouxe essa disciscussão para este espaço de reflexão…

Na última sexta-feira tive o prazer de receber uma nova aluna para uma aula experimental, ela já é formada em ballet e há anos faz aulas em uma mesma academia.

Como sabem tenho um trabalho diferenciado, onde procuro desenvolver o máximo de limpeza tecnica em minhas pupilas. E minha aula é toda baseada nisso. E a construção metodológica da aula faz com que isso se desenvolva de forma ainda mais lógica para o bailarino que a executa, faze-lo de modo mais ‘natural’ possível, aquecendo cada articulação pedida no desenvolvimento da técnica.

No desenvolvimento da aula fiz minhas correções posturais costumeiras, que muitas vezes vemos passar desapercebido pelo professor ou mesmo pelo aluno que numa sala lotada às vezes não direciona seu ouvido adequedamente na correção daquilo que é mencionado de forma geral pelo professor. E minha nova aluna se surpreendeu.

Ao final da aula ouvi algo muito gratificante, para alguém como eu que me dedico exclusivamente a formar bailarinos que se propõem a começar depois de adultas.

Ela disse: eu adorei a aula, e daí dá para notar a diferença entre fazer aulas numa academia de dança onde a preocupação é ganhar dinheiro, onde o professor não está atento ao aluno (até por uma concepção política da escola onde leciona) e fazer aulas em um studio onde a preocupação é FORMAR BAILARINOS PROFISSIONAIS.

aff… meu sorriso rasgou-se de canto a canto em meu rosto. Uma satisfação enorme encheu meu peito de professora-educadora. Ou seja, estou conseguindo de fato fazer do meu trabalho direcionado ao adulto a aoportunidade séria de um aprendizado completo, pois para educar alguém a ser um profissional o aprendizado deve contemplar a idéia do completo, mesmo que para ser completo ele busque em outras fontes, mas saber que estou sendo uma dessas fontes, é muito gratificante!

Um beijo no coração de todas e todos!

Tia Ká!

Anúncios

25 Comentários

Arquivado em Diário de uma professora de BALLET CLÁSSICO PARA ADULTOS...

25 Respostas para “Sobre começar o ballet quando adultos e a profissionalização…

  1. Adoro a escola onde eu faço ballet, como já disse antes tem uma visão diferente voltada pra adultos. Porém, não é um curso de formação. Amo de paixão as professoras que estão sempre corrigindo e incentivando. No entanto, eu vejo que uma das professoras se destaca nas aulas do clássico, porque ela é uma bailarina clássica que começou aos 16 anos. Ela entende as dificuldades de um adulto e a ansiedade de pisar no palco. O que falta nos outros professores talvez porque eles não saibam o que é começar mais tarde. Enfim, são pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

  2. a pergunta q nao quer calar eh? eh possivel, alguem q voltou pro ballet aos 27 anos (fiz na infancia, recomecei varias vezes e sempre acabava tendo q parar, estou com quase 29, to com 2 anos de ballet, mas consegui pular alguns anos, por jah dançar ha mto tempo, aih tem uma certa “facilidade”) conseguir se profissionalizar? Sou professora de dança do ventre, amo ensinar dança e meu sonho eh dar aulas de ballet pra adultos, senhoras e crianças portadoras de alguma deficiencia… Sobre dançar profissionalmente, acredito q nem tenho chances, meu alongamento eh mto ruim, e mesmo melhorando, as companhias de dança dificilmente contratam alguem com mais de 24 anos… mas amo dar aulas de DV e sonho em dar aulas de ballet… Como esta a receptividade do mercado pra essas “professoras tardias” hj? Qual a sua opiniao e experiencia nesse quesito? Obrigada desde jah, adoro seu blog, q esta linkado no meu faz tempo jah! hehehe..
    Bjos!

  3. heydi

    Insisto nessa frase, pois ela ilustra professores como vc Ká.

    Penso que terei conquistado meus objetivos como educadora se fizer cada aluno meu acreditar, primeiramente, que é uma pessoa, e que como pessoa, poderá tornar-se um bailarino.”

    Angela Ferreira

    E essa épra vc Jessy

    “As vezes somos nós mesmas que nos boicotamos.
    As vezes o preconceito está mais dentro de nós do que dentro dos nossos espectadores.”

    heydi milhose

    PS: Perceba Jessy que usei 3ª pessoa do plural, ou seja, me incluo nesse boicote.

    Podemos sim, e a Ká prova isso.

    Beijos

  4. Concordo com a Heydi, eu me boicoto o tempo todo rs. Se não fosse assim já tinha encarado isso, e confrontado todos medos, angústias. Além disso, se não tivesse esse proconceito comigo mesma, já teria assumido minha posição de bailarina no caminho da profissionalização sem pensar no que os outros falariam por “abandonar uma carreira promissora” para dançar.

  5. Joscilene

    OI sempre participo das questoes da comunidade ballet adulto e vejo otimas pessoas dando força conselhos umas as outras.adoro as colocações da karem da Heydi e tomei forças para me aperfeiçoar ainda mais,sou professora formada pela faculdade de dança da universidade da Cidade do Rio de janeiro e desde que me formei em 96 não fazia mas aulas só lecionava e fazia cursos de aperfeiçoamento para ser melhor professora…Num desse cursos meu professor que é uma pessoa iluminada me incentivou para voltar a dançar e fazer a prova do 8° grau da ROYAL ACADEMY OF LONDRES,achei loucura mas ele disse que era possivel que iriamos treinar muito,que minhas linhas ainda eram lindas era só voltar a me sentir uma bailarina (não to me falando isso para me gabar não) mas meu professor enxerga qualidades em todas suas bailarinas,ele é exigente e muito as vezes ficavamos 1 hora só treinando os movimentos de uma parte da coreografia para sair tecnicamente perfeito.As vezes ele contava uma historia sobre a qual deviamos pensar e ter esse sentimento na hora de dançar,e havia uma expressão e um sentimento lindo na dança,ai com esse professor e com a força de vcs resolvi fazer a prova me senti bem e passo toda essa boa energia para minhas alunas adultas pois acredito que elas são capazes,Facil não é ballet tem muitos detalhes técnicos mas a verdadeira bailarina é aquela que não desiste,é aquela que treina muito,faz aulas tentando sempre melhorar algo,no espetaculo está linda suave e parece que nem tá fazendo força,e nem demostra que ralou tanto para demostrar sua arte.sim gente Ballet é arte e todas nós temos o direito de ser artistas.Desculpe o comentario grande mas é que vcs me inspiram de varias maneiras.agradeço a vc por isso e já vou dizendo que em agosto vou voltar a fazer aulas de ponta para voltar complentar minha realização,ser uma professora e tambem uma bailarina.
    Obrigada ADORO VCS.
    E inspirada numa amiga minha “Força na peruca”.
    Ps:esse professor maravilhoso que me apoia é o Luis carlos nogueira ARAD (da Royal). ele é maravilhoso…

  6. Pois eh meninas, eu tenho estado mto pensativa a respeito ultimamente, mas acho q vcs realmente tem razao! As vezes, nos mesmas nos boicotamos, e tudo eh possivel pra akele q acredita! Obrigada pelas respostas, aki, nos blogs e no meu blog tb!
    Bjos a todas, vcs sao uns amores!

  7. Comecei a estudar Ballet Clássico aos 14 anos, fiz 3 anos mas fiquei 5 anos parada e só consegui retornar no início do ano passado. Já tenho 22 anos, mas ainda tenho a meta de fazer o curso acadêmico e poder me formar algum dia. Provavelmente farei o teste no início do ano que vem.
    Apesar da idade, acredito na minha força de vontade e na certeza de que terei a realização pessoal de me formar bailarina.

    http://blogdanceadanca.blogspot.com

  8. Hello. Great job. I did not expect this on a Wednesday. This is a great story. Thanks!

  9. Damaris

    Bom Dia gostaria de saber como faso para ter uma formação em ballet para dar aulas

    • balletadulto

      Boa Tarde Damaris!

      Bom, para dar aulas de ballet você precsia ter a formação profissional do ballet clássico. E depois passar pelo exame do drt (ou se sua escola for registrada no mec, ao graduar-se em ballet clássico você automaticamente já tem o registro profissional).

      Muitas escolas de formação chamam as alunas interessadas na pedagogia para ingressarem nas saLAS de aula enquanto ainda na formação.

      A importancia de se investir no seu aprendizado envolve tudo o que é necessário para o bom desempenho do aluno. Desde anatomia, cinesiologia, biomecanica do movimento, além de história, musica, metodologia, estilo, etc etc… Indispensáveis para o desenvolvimento com qualidade do futuro aluno!

      beijo grande no coraçao (se houver o interesse em você se profissionalizar mande um e-mail para ballet@anaesmeralda.com.br, que conversamos mais aprofundadamente sobre o assunto!)

      Ka Ribeiro

  10. Fernanda

    Olá, tenho 20 anos e há algum tempo tenho sonhado em fazer ballet e a participar deste universo que é tão encantador. Começei a fazer aulas há + ou – um mês e estou simplismente AMANDO! me sentindo realizada… Estou me formando em pedagogia e amo a arte de educar, em todos os sentidos…. sendo assim, penso que ao me formar no ballet, se for possível tbm espero um dia poder dar aulas…aproveitando de minha formação didática e pedagógica, metodologias de ensino, etc…das quais o curso de pedagogia me proporciona.
    Porém, faço aulas em uma academia de ginástica, muito conceituada na cidade, onde há aulas de ginastica, musculação, pilates, natação e, inclusive o ballet. Portanto, não sei se lá poderia obter o certificado de formação. Alguém pode tirar minha dúvida? Onde estudar para conseguir este certificado?
    Bjos a todas

    • balletadulto

      Olá Fernanda querida!

      Você precisa procurar um curso de formação de verdade, pois um certificado não a prepara para dar aulas, certo? Afinal pelo menos 4 anos de deicação integral mais estágios e muitos estudos que ainda continuam a preparam para ser psicopedagoga, certo?!

      Onde você mora?! Para eu poder te indicar a quilo que necessita de fato!

      Grande e iluminado beijo,

      Ká Ribeiro

      • Tatiane Rodrigues

        oi Ká! então, estou fazendo ballet clássico na sede do meu bairro ha 6 meses, é um projeto de graça que temos. então, queria saber se será válido os anos de aula que eu fizer aqui, porque sei que são 8 anos de curso que uma bailarina precisa para ser profissional, mas não sei se projetos dão certificados, e quando perguntei a minha professora ela deixou a resposta meio vaga. Tenho 30 anos, não quero perder mais tempo, quando eu tiver 37 anos quero estar formada e com certificado de 8 anos de curso, já que comecei com 29 anos. ou terei mesmo que procurar outro lugar para me formar de verdade, 8 anos de aulas para me profissionalizar? obrigada!
        Tatiane

      • Tati, ja conversamos né?!
        beijo grande amor!!!

  11. gorete moura

    Tenho uma filha que faz ballet e por estar com dificuldades em uma dança quando faltou a professora de ballet disse para as outras alunas que por ela não estar bem na dança e por ter faltado a tiraria da dança e mandaria apertar a roupa para outra aluna. Por acaso não estaria esta professora causando danos a auto estima desta criança? É uma criança de apenas 10 anos de idade. Agora ela não quer mais saber de fazer ballet, pois disse que não quer ser humilhada pela professora, O rendimento escolar dela é maravilhoso e não é uma criança problemática. Por favor me ajudem!

  12. You you could edit the blog name Sobre começar o ballet quando adultos e a profissionalização… Ballet Adulto's Blog to more specific for your webpage you write. I liked the post still.

  13. Aline

    Olá,
    Primeiro gostaria de dizer que gostei muito do Blog!
    Achei muito interessante essa questão do ballet adulto.
    Tenho 23 anos e iniciei o ballet há mais ou menos um ano. Simplesmente me apaixonei! Praticava apenas 2 vezes por semana, agora faço menos 5 vezes por semana.
    Depois que li os comentários, fiquei muito animada.
    Gostaria de saber até onde posso chegar se me esforçar muito. Porque quero muito de ter a formação no ballet e dançar profissionalmente. E se for possível, o que é necessário?
    Acredito que sejam perguntas bem gerais, mas são coisas que venho me perguntando muito nesses últimos tempos, mas tenho vergonha de perguntar para minhas professoras.
    Obrigada.
    Novamente, Parabéns pelo Blog.

    • balletadulto

      Aline querida,

      Para ser o melhor em qualquer coisa é necessário suor, esforço e dedicação… além dos estudos em sala de aula é necessário aquele que a mais… ser médico é uma coisa, ser o medico é necessário um pouquinho a mais, certo????

      Precisa buscar quem te ensine mais que apenas aula, te de formação de verdade. Teorica e pratica. Aulas e mais aulas, palco, muito palco…

      e principalmente: humildade. para ouvir. para aprender. para respeitar e então ser respeitada.

      dedicação, vontade, AMOR.

      e sempre sempre sempre buscar superar suas limitações. não são 500 giros que importam e sim o giro dado dentro daquele contexto daquela musica… o giro onde a musica flua pelos seus poros… estudar mais que os passos, estudar os movimentos fluindo com a musica se permitir ser a partitura da musica que dança…

      SEm vergonha. Amar, dançar, suar e aprender SEMPRE.

      beijos iluminados no coração minha linda!!!

  14. Camila

    Boa Tarde,

    Estou louca de vontade de depois de 15 anos sem praticar o ballet voltar. Será que alguém pode me indicar uma academia para adultos no Rio de janeiro, mais próximo de jacrepaguá?

    Agradeço.

    • balletadulto

      Ai Camila querida….

      espero de verdade que alguém possa te ajudar pois eu não conheço… Tenho uma aluna que está fazendo aulas lá no Rio… vamos ver se ela ler este post quem sabe ela pode te ajudar, ou alguma carioca, né gente!!!

      beijos iluminados!!!

  15. Sirlene

    Tenho 33 anos e meu sonho sempre foi estudar ballet, ainda dá tempo ?

    • BalletAdultoKR

      OLá Sirlene!!!

      A idade jamais deve ser a dificuldade. Nossa maturidade nos transforma mais rapidamente!!!
      DÁ TEMPO!!!!
      Se vc é de São Paulo, vem fazer uma aula experimental comigo e ver como é possível!!!

      Beijokas iluminadas,

      Tia Ká

  16. Barbara

    Olá,

    Tenho 33 anos e já pratiquei Ballet no passado e gostaria de retornar. Poderia me indicar alguem ou alguma escola que lecione Ballet para adultos no Rio de Janeiro?
    Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s