MInha turminha ensaiando no fim do ano…


Queridos bailarinos e bailarinas…

Ouço muitas vezes as pessoas dizendo que não realizaram um sonho, e que isso as deixa muito tristes…

Mas sabe quem realiza nossos sonhos?! Nós mesmos… derrotando barreiras que nos colocamos de impossibilidades, dificuldades, cortando caminhos, ou buscando aquilo que no momento parece mais fácil… ou mais necessário.

Mas sempre temos tempo e oportunidade para realizar nossos sonhos… até mesmo quando eventualmente achamos que pode ser tarde demais… rs

Eu digo isso porque se hoje eu me acho velha demais para começar a fazer algo, bom daqui a dois anos serei ainda mais velha, certo???

Então comece agora!!! Venha fazer parte de nossa turma onde a realização de sonhos é possível!!!

Um grande beijo iluminado no coração de todos e todas: BALLET CLÁSSICO ADULTO – by Karen Ribeiro

Ensaio de "La Bayadere"- Apresentado no Teatro Brigadeiro dez/2009

 

Venha... Seu lugar é aqui conosco!!!

 

Seu sonho é realidade!!!

 

Ballet Clássico para adultos – próximo à Av. Paulista, à Brigadeiro Luis Antônio…

Estou esperando você!!!

beijos,

Ká Ribeiro

Anúncios

14 Comentários

Arquivado em Uncategorized

14 Respostas para “MInha turminha ensaiando no fim do ano…

  1. Carla

    Olá Karen!
    Vc disse que podíamos tirar dúvidas, então aqui vou eu! Bem, sou de uma turma de adulto iniciante e tenho uma enorme dificuldade com a movimentação da cabeça e a graciosidade dos movimentos. Faço os exercícios corretamente, mas acabo não assumindo a “persona bailarina” e sinto falta disso. Queria saber se vc tem dicas básicas para dar que possam me ajudar nesse aspecto.
    Brigada!
    Bjinhos, Carla.

    • balletadulto

      Olá Carla!!!

      Claro que pode enviar suas dúvidas!!!
      Bom, como você ainda é iniciante, cabeças e braços são muito difíceis pois dependem de todo um trabalho muscular da parte superior do corpo… sustentação, força, agilidade… Por isso vc tem dificuldades… mas com o tempo e trabalho correto elas passarão…

      Uma dica básica para movimentação de cabeças e graciosidade dos movimentos…?! Ai que difícil!!! Mas deliciosa pergunta!

      Para a movimentação da cabeça durante os exercícios: a cabeça é uma extensão do tronco, do trabalho dos musculos intercostais e dorsais, e todo um trabalho de alongamento de pescoço… LInhas difícieis de descrever teoricamente… o professor precisa fazer para passar aos alunos… mas o b’\asico de movimentação é o seguinte no alonge eu olho para o dorso da mão, mirando e alongando o terceiro dedo, depois eu olho o centro da mão, e quando o port de bras estiver completo direcionar a cabeça para a frente ou para as posições de tronco de devan ou derrier… ai que difícil descrever, ainda mais por escrito… rs
      A cabeça deve estar “solta”, livre para poder se movimentar de forma leve…

      Quanto à graciosidade… tem coisas que é um pouco complicado de acontecer antes do domínio técnico… a graça e a delicadeza dos movimentos da bailarina são associados a força, sustentação, quase que um preparo físico de soldado, rs… então para a graça e o aire acontecerem no seu corpo é necessário muito treino e domínio técnico… Cada entonação muscular necessária em cada passo e movimento darão a bailarina a possibilidade de trabalhar sua graça, pois seus musculos estão mostrando o passo… À graciosidade também associamos a sofisticação da “mulher-bailarina” – e essa sofisticação é uma forma de ser, altamente necessária e indispensável à bailarina…… Pavlova dizia que a os braços e o olhar da bailarina são as janelas da alma…
      Associamos também a musicalidade… como diz o Sacha Svetloff: o ballet é uma arte musical… o bailarino interpreta a musica que seu corpo se incumbe de cantar… entender a partitura, entender a musica… e deixa-la penetrar em seus poros… isso a fará dançar e a ter a sofisticação, a entonação e a expressividade que você diz tão dificil de encontrar…

      Isso é dificil de explicar no papel… é muito melhor quando demonstrado pelo professor…

      Ai ai… tão lindo e TÃO DIFÍCIL!!!!! RSRSRS

      Bom, Carla… será que eu ajudei?! Senão pode perguntar mais… por sinal eu simplesmente AMEI AMEI AMEI A SUA QUESTÃO e acho que todo mundo deveria contribuir um pouco para ela…

      um grande beijo iluminado no coração,

      Ká Ribeiro

      • Regina

        Oi Carla!

        Sou aluna da Tia Ká e gostei muito tanto da sua pergunta como da resposta da Karen. Complementando, eu diria que o primeiro passo é aprender qual a postura e movimentação corretas do seu tronco, braços, pernas e cabeça. Existe uma “lógica” no ballet clássico. Essa lógica tem não só uma função estética como também uma função quase que aerodinâmica. Para você executar um movimento corretamente, é preciso saber, antes de tudo, onde está o peso do seu corpo. Só assim você saberá quais músculos precisam ser acionados e como é possível executar e sustentar o movimento que quer fazer. À medida que o corpo da gente aprende isso, ou seja, quando não precisamos mais pensar conscientemente nisso o tempo todo, os movimentos vão se tornando naturais e, consequentemente, graciosos.

        Digo naturais porque, na minha opinião, você não assume o “ser bailarina”, é a bailarina que existe dentro de você que vai criando forma. Alguns escultores dizem que não esculpem a pedra ou a madeira, e sim tiram o excesso de material para deixar aparente a obra de arte que era inerente ao bloco. E como você pode encontrar sua bailarina interior? Como a Karen disse, sentindo a música, sentindo o prazer do movimento, deixando sua alma se expressar através do seu corpo.

        Respire, deixe o movimento fluir, use a música para descobrir em que microssegundo é preciso sustentar uma figura, seja no ar ou no chão. Aliás, sinta o chão. Sinta como seu corpo está posicionado no espaço. Esteja sempre preparada para sair “voando”. Lembre-se que, antes de subir, é preciso descer. Quanto mais domínio você tiver do seu pliê, melhor serão seus saltos e giros. Descubra o ritmo de cada sequência de movimento. Há um tempo certo para inspirar e expirar, para descer e para subir. Se a gente fica muito tempo “sentada” no pliê, nem com guindaste conseguimos subir, por exemplo, em um releve. Repare como o movimento das grandes solistas que conseguem fazer mil pirouetes ou fouettes segue uma cadência, um ritmo bem marcado. Se algo perturba esse ritmo, o passo fica pesado, difícil e, às vezes, impossível de ser executado.

        Para terminar esse longo comentário, fica aqui uma frase sobre a dança, de autor anônimo, que acho linda: “The material for the dance is air, the moviment is breath and the source is love.” Em uma tradução beeeeem livre, algo como: “A matéria-prima da dança é o ar, o movimento é respiração, e a fonte é o amor.”

        Beijos,
        Regina

      • balletadulto

        REgina…

        sempre bela, profunda… inspiradora… saiba que é belíssimo ve-la bailar… belíssimo!!!

        beijokas

        Ka Ribeiro

  2. Paula

    Lindona!!!!

    Estou amaaaannnndo as aulas!!!!!!! Obrigadaaaaa!!

    Beijos,
    Paulinha

  3. Carla

    Pxa, q respostas ricas! Muito obrigada por compartilharem essas palavras tão sábias e “apaixonadas” comigo… e pelo tempo q dispuseram pra fazer isso. Foi realmente bastante esclarecedor.
    VOu guardar em mente (e no word, dá-lhe ctrl+c/ctrl+v… rsrsrs) tudo isso para q aos pouquinhos eu consiga assimilar.
    Essa parte do peso realmente faz muito sentido pra mim, pq esse aspecto eh o q eu tenho mais dificuldade e o q mais me faz “pensar” durante os exercícios. De certa forma, fiquei até aliviada ao pensar q conforme essas coisas forem ficando cada vez mais automáticas a graciosidade vai vir aos poucos. Espero q isso melhore logo e q a bailarina que há em mim possa aparecer. Rsrs…
    Eh mt ruim observar bailarinas de outras turmas e ver q elas “dançam” enquanto eu apenas me movimento, fico me sentindo mt incapaz. Mas fico mais tranquila ao confirmar q realmente é uma questão de tempo e prática…
    Mto obrigada Regina por todas essas palavras! E Karen, não apenas te agradeço pela resposta dedicada como pelo trabalho lindo q vc faz.
    Vcs por acaso tem dicas de livros q seriam interessantes para eu ler sobre esse ou qualquer outro aspecto?
    Adorei encontrar esse blog. De agora em diante vai ser meu ponto de visita sempre. Rsrsrsrsrs..
    Bjinhs, Carla.

  4. Carla

    Karen, desculpe o abuso, mas também queria aproveitar pra perguntar o q vc acha de estudar em casa os exercícios praticados em aula. Vc acha válido?
    Brigada!
    Bjo, Carla.

  5. balletadulto

    OI Carla!!! Magina! Que abuso!!!

    Praticar em casa… depende de qual exercício…
    se vc vai estar devidamente aquecida para não se machucar…

    Eu penso o seguinte: ballet é estilo de vida, mais vale você pensar nas correções posturais, rotações, ombros, etc… pois isso já vai transformar o seu dia a dia no ballet.

    Alongamentos simples feitos diariamente são fundamentais e ajudam em muito… principalmente nesses que facilitam a correção postural, os musculos posteriores do corpo.

    Então sou a favor de exercicios que complementam a prática do ballet, apenas para evitar lesões!

    grande beijo,

    Ká Ribeiro

    • Carla

      MTo obrigada, Karen!
      Vou levar em conta td isso.
      Só mais uma perguntinha, vc tem dicas de livros interessantes de ballet?
      Brigada mais uma vez!
      Bjos, Carla.

  6. Lindas fotos!
    Dá vontade de entrar lá e fazer aula também!
    Quando puder,
    passa lá no meu tbm!

    • balletadulto

      Olá querida May!!! (tinha uma tia muito querida que chamava-se May)

      Não passe vontade!!! Venha fazer uma aulinha!!!

      já passei no seu!!! ë vc na foto de tenis e sapatilhas de ponta?! LIndo!!!

      beijos iluminados,

      Ká Ribeiro

  7. Olá Tia Ká rs (voltei a infancia)

    Eu já algum tempo, penso na possibilidade de voltar a fazer aula de ballet clássico! Ficava pensando … “será que alguma escola me aceitaria?”

    Ficou no pensamento isso, dai em um blog, vi uma depoimento de uma pessoa (aqueles videos) da Novela Viver a Vida, de uma moça, já adulta e acima do peso, dizendo que ela está fazendo aulas de ballet classico, já que ela tinha desistido pelo preconceito da sua professora, por causa que ela não estava dentro dos padrões do ballet.

    Sou amantes das artes … já fiz alguns cursos de dança, dança de salão, do ventre, mas não fechou o ciclo do clássico!

    Hoje coloquei no google Ballet Classio p Adultos,fiquei encantada com essas fotos até fiquei emocionada, até senti o cheiro da coxia!

    Fiquei encantada com a tia Ká, e com a formação profissional, Alias nós já somos adultos, e nao podemos de uma hora para outra abrir as pernas como se tivéssemos 3 anos ! rs Vi que tem toda a preocupação e o preparo!

    Ainda me falta um empurrão para tomar a iniciativa de voltar a fazer a aula … mas gostaria apenas de assistir uma aula sua! Seria possível?

    Um beijo

    Dany

    • balletadulto

      Querida Dany!!!!

      Empurrão dado!!! Venha claro assistir e fazer uma aula experimental!!! Por favor!!! Será uma honra te-la em minha sala de aula!!!

      Delicia de mensagem!!!! Obrigada!!!

      beijos iluminados no coração,

      carinhosamente, Tia Ká Ribeiro

  8. heydi

    Karen, a um tempo atras e as vezes ainda me pego caindo nessa “cilada” de me achar muito velha pra balé (45aninhos, rs).

    A minha juventude se foi, é fato. Então resolvi pensar de uma outramaneira.

    “Eu corro atras do tempo”. De verdade.

    Não perco aulas, aproveito todas as oportunidade que me aparece, leio,pratico e estudo balé todos os dias. Cuido da minha saude pra estar bem e disposta. Faço das correções dos meus colegas, as minhas. Não me incomodo de ser corrijida constantemente pelo meu professor. Isso é uma benção.

    “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” Chico Xavier

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s