Em busca da transformação de sonhos em realidade!


Faz tempo que estou tentando parar para atualizar o blog…. mas cade tempo?! Desculpem a demora em responder as perguntas e publicações… mas é incrível como falta tempo para tanta coisa…

Bom semana passada fui uma das 40 selecionadas para fazer o Curso do Maestro BOris Storojkov na São Paulo Companhia de Dança… o curso foi fantástico, e além dos ensinamentos unicos do maestro, tive a oportunidade de repensar e pensar várias coisas….

Uma delas foi a idade do pessoal e a maturidade dos mesmos… futuristas lindos de 14 a 18 anos, contemporâneos interessados, e balzaquianos (poucos uns 5 incluindo eu) realmente interessados no além aula. Para nós era evidente que o aprendizado era maior do que a necessidade de execução perfeita dos movimentos.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a falta de formação concreta dos jovens bailarinos, dos quais ouvi pérolas como: “afe, odeio fazer plie porque engrossa a coxa”  o.O, ou ainda… “ah, prefiro mil vezes ser professor é bem mais fácil” o.O… dentre outras que meu consciente fez questão de esquecer…

Outra coisa que muito me impressionou foi a dificuldade musical dos bailarinos lá… e olha que eu não sou a musicalidade em pessoa, mas procuro não apenas executar os movimentos e sim senti-los dentro da partitura e assim desenvolve-los…

E… o.O… distribuição espaciallllllll… jesusssss…. o que foi aquilo….. Primeiro que alguns jovenzinhos ali devem ter exagerado em seus curriculuns, uma vez que achavam que ao puxar a barra móvel para si a perna do atittude derrier levantaria…. Meu primeiro dia de aula foi lamentável e ainda socorri uma bailarina lesionada (ossos do ofício).

Distribuição na sala de aula… centro. M e o   D e o s.

O segundo dia foi melhor. Ou melhor, foi o meu melhor dia. e então criei coragem. Maestro… de joelhos, reverenciada.

e o quarto e ultimo dia do curso foi o incio de minha jornada… Aluna do maestro Boris Storojkov. Um dos maiores presentes e das maiores honras que ganhei neste ano de 2010. Um investimento que está além de ser para mim. Sou aluna para estudarmos a metodologia e a aplicabilidade da mesma no ensino do ballet clássico para adultos…

O maestro Boris é elegante, possui sabedoria, é sem dúvida nenhum um dos maiores profissionais que tive a oportunidade de conhecer e hoje a honra de ser sua aluna.

E o melhor… meus alunos são alunos dele. Sim… novidades… Levar a sério a arte do ensino da arte do ballet clássico é ser levada a sério e ter seus alunos levados a sério.

Emocionada a cada dia com essa novidade cheia de conteudo, história e arte em nossas vidas!

Apresento-vos meu maestro Boris Storojkov:

Maestro Boris Storojkov e Karen Ribeiro - ultimo dia do Curso intensivo de ballet clássico na SPDC - São Paulo Companhia de Dança.

Maestra Ana Esmeralda (clássico espanhol), Karen Ribeiro, e Maestro Boris Storojkov!

É uma honra, indescritível!

Eu há tempos venho tentando me especializar, estudar com afinco. Mas é dificil conseguir essa formação tão especifica dentro da metodologia vaganova. Temos a oportunidade vendida para cursos de formaçào cubana e royal… Mas a formaçcão da essencia, a russa é complicada. Busquei, me entrsiteci com não, mas não desisti… e eis que de onde eu talvez menos esperasse a grande surpresa.

Quem é o Maestro:

BORIS STOROJKOV
nasceu na Rússia e graduou-se pela Escola de Ballet Russa.

Trabalhou com coreógrafos como Yury Grigorovich, Vasily Vainonen, Oleg Vinogradov, Vladmir Vasiliev, Maya Plisetskaya.

Apresentou-se em diversos países, como Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Itália, França, Inglatera, e outros. Em 1975 entrou para a Universidade de Moscou, onde também fez pós-graduação. Além de ter preparado artistas para o Concurso Internacional de Ballet, em Helsinki, na Finlândia, remontou balés como Giselle, O Corsário, Dom Quixote, O Lago do Cisne, e outros.

Trabalhou no Teatro Nacional de Opera e Ballet do Cairo, Egito (1992 – 1997), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (1997 – 2010). Já ministrou aulas para companhias na Inglaterra, República Tcheca, França e Canadá.

No Brasil, atuou como professor convidado em companhias como Deborah Colker, Grupo Corpo, Cisne Negro e Teatro Guaíra.

E hoje com orgulho e com lágrimas nos olhos digo com emoção e devoção: é meu professor.

Obrigado maestro!

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em A DANÇA: BALLET CLÁSSICO SEMPRE!, Aulas, Cursos, Workshops e afins!!!, ballet adulto, Diário de uma professora de BALLET CLÁSSICO PARA ADULTOS...

8 Respostas para “Em busca da transformação de sonhos em realidade!

  1. Marcela

    Que legal Ka, deve ter sido uma oportunidade incrível!!!

    As fotos estão lindasssss…

    Que bom que vc dá aula aos sábados tb, eu ainda vou fazer uma então!

    E que história é essa de fechar o consultório? Simplesmente amei!!! hahaha

    A gente tem mais é que ser feliz mesmo… Faz bem aquele que gosta do que faz…

    Beijossss

  2. vc e a escola de ballet adulto merecem!!! parabéns e muita luz nesse caminho lindo!!! bjo ;***

  3. Isabela Mello

    Estou encantada com seu trabalho… É maravilhoso saber que hoje tenho a oportunidade de usar uma sapatilha novamente em aula, depois de 24 anos… parei de fazer aulas com 13 anos. No entanto ainda respiro ballet… Irei visitá-la a fim de conhecer este espaço e também mostrar o meu trabalho dedicado ao ballet. Um gde beijo. Isabela.

  4. Prof. Karen

    Adoro te ver perseguindo esse conhecimento todo. Acho fantástico quem se aperfeiçoa e quem se envolve com a busca pelo aprimoramento.
    Fico feliz porque professora que se aperfeiçoa é professora que deixa aluna feliz, com aula diferenciada e renovada. 🙂

    Bisous!

    • balletadulto

      Olá Karin querida….

      MInha grande inspiradora, que ilumina meu caminho…. quando expressa seus desejo me ajuda a delinear de forma ainda mais fina e firme o camino que pretendo trilhar como professora…

      Nossa costureira se chama Dna. Maria. Vc vai adorar!!!

      grande beijo!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s